Ao longo de todos os meus anos em redes de negócios, os melhores esforços e resultados de referência que vi aconteceram intencionalmente. É intencional; isso não acontece por acidente ou por ilusão. Parece que muitos empresários veem o marketing de referência como o clima: “Claro, é importante, mas o que posso fazer a respeito?”
A geração de referências por meio de esforços de Networking Empresarial pode ser planejada e estimulada. Proprietários de empresas, empreendedores, representantes comerciais, funcionários e até mesmo indivíduos que atuam como voluntários podem obter resultados com um sistema bem estruturado – um plano de referência para seus negócios.
Muitas vezes, tenho visto profissionais esperando que os negócios cheguem e batam em sua porta. Eles acham que por serem bons no que fazem, as pessoas virão até eles. Bem, a verdade é que não funciona assim! Você deve assumir o controle e trazer o negócio até você, não importa qual seja sua ocupação ou quão bom você seja no que faz.
Pense em alguém que sonha em abrir a própria loja. Eles têm um plano de negócios, encontram o local ideal, gastam tempo, dinheiro e energia arrumando tudo e se preparando para o dia da inauguração e ficam muito animados quando esse dia chega! As luzes acendem, a porta está destrancada, a placa diz ABERTO e…. as pessoas estão apenas passando. A fila de clientes que eles imaginaram nunca se concretiza. E então eles percebem – eles têm que ir até lá e conhecer as pessoas que são seus potenciais clientes, e conhecer as pessoas que conhecem as pessoas que poderiam ser seus clientes.
O mesmo acontece com o marketing de referência. Você não pode simplesmente esperar que as pessoas venham até você. Se você quiser ter sucesso, terá que buscar seu negócio ou, melhor ainda, pedir a outra pessoa que o faça por meio de referências. Como você faz isso?
Encontre um grupo de Networking Empresarial em sua área e participe de uma de suas reuniões. Faça conexões com outros profissionais que possam ter clientes que necessitem de seus produtos ou serviços. Comece a construir relacionamentos com pessoas que pensam como você e que desejam expandir seus negócios E ajudar outros a fazer o mesmo.
O resultado final é – não espere, e vá atrás. Faça alguma coisa! Desenvolva um plano de Networking Empresarial que coloque você em contato com as pessoas certas. Faça seu plano e depois entre em ação.