As pessoas que conhecem você consideram o relacionamento com você valioso? Você é um “amigo que agrega valor?” À primeira vista, pode parecer uma forma de permitir que amigos e contatos “usem” você. Na realidade, ajuda a solidificar a probabilidade de um relacionamento de longo prazo com esse indivíduo.
Empresários poderosos e bem-sucedidos desejam que suas redes sejam fortes, profundas e amplas. Você deseja que seus relacionamentos ajudem a fortalecer, aprofundar e expandir as redes de outras pessoas. Você pode estar se perguntando: “Então, como faço isso?”
Como você se torna um amigo de valor agregado?
Primeiro, você precisa conhecer as pessoas que compõem sua rede de referências. Você quer fazer mais do que arranhar a superfície – você quer conhecer essas pessoas e quer que elas sintam que também conhecem você. Esteja ciente de como elas reagem a você e não faça perguntas muito pessoais ou invasivas. Faça perguntas sobre seus negócios, seus hobbies e paixões. Entenda seus objetivos e saiba como você pode ajudá-las. Depois de ajudar alguém a atingir uma meta, você se torna um Amigo que agrega valor.
Então, como podemos nos tornar esse amigo que agrega valor?
1.) Construa relacionamentos de qualidade.
Relacionamentos são um compromisso de tempo; são um investimento do seu tempo que certamente vale a pena. Vá além das interações comerciais padrão do dia a dia para aprofundar verdadeiramente seus relacionamentos e conhecer seus amigos e parceiros de referência. Quanto mais forte for a sua amizade, mais vocês poderão esperar dos esforços de networking um do outro.
2.) Faça mais do que apenas aparecer.
Você precisa estabelecer credibilidade e confiança com as pessoas em suas reuniões ou eventos de networking de negócios, portanto, apenas aparecer e dizer “Estou aqui” não será suficiente. Você pode se tornar Visível com seu atendimento; entretanto, para construir credibilidade no Processo VCR (Visibilidade, Credibilidade e Rentabilidade), você precisa participar e se conectar com outras pessoas enquanto estiver lá. Consulte o número 1 acima.
3.) Lembre-se da filosofia Givers Gain® .
Antes de perguntar o que os outros podem fazer por você, pergunte o que você pode fazer por eles. Esta é talvez a forma mais poderosa de aprofundar e ampliar suas redes. Você pode se oferecer para fazer uma apresentação; conectar alguém a uma pessoa que você conhece pode levar a resultados profundos. Compartilhar seu conhecimento ou áreas de suas habilidades e conhecimentos pode ser uma contribuição impactante para o sucesso de outras pessoas.
Lembro a todos: não subestimem o poder de ajudar outras pessoas. Quando você ajuda alguém de uma forma que atenda às suas necessidades, você começa a construir um relacionamento profissional. Conheça-os, conheça seus negócios e seus objetivos. Seja sincero ao se oferecer para ajudar, E ENTÃO FAÇA ISSO! Às vezes, são as pequenas maneiras pelas quais ajudamos que levam a grandes resultados para nossos amigos. O que você está fazendo para se tornar um amigo de valor agregado?