Dependa da sua Rede de Apoio
Todos nós enfrentamos situações desafiadoras às vezes, e seja alguém um mestre em networking ou seja novato em relacionamentos de negócios, ocasionalmente precisamos contar com a ajuda e encorajamento de outros.
Eu acredito em aprender a contar com as pessoas que respeitam, admiram e amam você. Elas têm os motivos mais puros para ajudá-lo, pois estão genuinamente interessadas no seu bem-estar. Elas aceitam você como você é e geralmente farão tudo o que puderem para ajudá-lo a alcançar qualquer objetivo. Mesmo que elas possam não ter todo o conhecimento ou informação de que você precisa, ou a capacidade de trazer novos clientes, se você direcionar esses esforços, elas podem lhe dar apoio emocional, espiritual, físico ou financeiro.
O tempo é um presente e pode ser um recurso extremamente valioso. Os membros da sua rede de apoio podem ajudá-lo em momentos cruciais do seu negócio. Eles podem realizar tarefas essenciais, emprestar dinheiro, encorajá-lo, trabalhar para você, ajudá-lo a lidar com uma emergência, servir como um “piloto” para você testar as suas ideias, até mesmo substituí-lo por algumas horas, se necessário.
Para aproveitar ao máximo esse recurso, você precisa determinar quem são eles.
As CATEGORIAS da sua Rede de Apoio
As pessoas mais propensas a oferecer livremente seu apoio se encaixam em várias categorias diferentes.
- SEUS MENTORES: Pessoas que são ou foram seus mentores acreditam genuinamente em você, se preocupam com você e seu sucesso, e podem ser contadas para fornecer feedback honesto e encorajamento.
- PESSOAS QUE VOCÊ ENSINOU OU MENTOROU: Essas pessoas geralmente ficam animadas ao ouvir de você e lembrarão o quanto apreciam seu apoio. Elas também abrem portas para oportunidades de negócios ao espalhar mensagens positivas sobre você.
- PESSOAS QUE VOCÊ AJUDOU: As pessoas lembram daqueles que fizeram algo útil para elas. Pense em pessoas a quem você doou dinheiro, tempo ou outros presentes. A maioria fará o possível para apoiá-lo. Isso pode incluir pessoas em seu grupo de networking também.
- SEUS COLEGAS DE TRABALHO, COMPANHEIROS, ASSOCIADOS E COLEGAS DE CLASSE:
As amizades que você fez ao longo de sua escolaridade e carreira muitas vezes se tornam amigos para a vida toda. Vocês se conhecem, gostam e respeitam uns aos outros. Você pode estar relutante em pedir a um amigo ajuda porque não quer admitir que precisa dela. Não deixe seu ego ficar no caminho; utilize essas fontes. Um verdadeiro amigo ficará ansioso para ajudar e não pensará menos de você.
- SUA FAMÍLIA E AMIGOS PRÓXIMOS: Muitas vezes damos nossos amigos e familiares como garantidos, e, no entanto, eles são, talvez, nossa fonte mais confiável de apoio. Não os ignore. No entanto, precisamos ter em mente que alguns podem ser mais confiáveis do que outros.
- OUTROS MEMBROS DE GRUPOS NÃO EMPRESARIAIS: Pessoas com quem você trabalhou fora do ambiente empresarial, como membros de organizações de serviços comunitários, associações de moradores ou proprietários, programas locais para jovens – eles podem estar dispostos a apoiá-lo em atividades fora do escopo normal do grupo. Junte-se, participe, doe generosamente seu tempo e permita que outros o ajudem em seus empreendimentos.
- SEUS ANTIGOS GERENTES, SUPERVISORES E INSTRUTORES: Essas pessoas estão familiarizadas com seus hábitos de trabalho, ética, valores, habilidades, interesses e caráter. Eles também sabem o que é necessário para que você se desempenhe no seu mais alto nível. Muitas vezes, como pais substitutos, eles se sentem responsáveis pelo seu sucesso. Está tudo bem aproveitar esse instinto parental.
- SEUS LÍDERES, MEMBROS E GRUPOS RELIGIOSOS E ESPIRITUAIS: Se você pertence a uma organização religiosa, há um vínculo com os outros por meio de uma fé compartilhada. Seria um erro não procurar o apoio desses líderes e outros membros. Se, em alguma ocasião, você precisar deles, não hesite em usar os serviços de suporte e grupos disponíveis.
Os MEMBROS da sua Rede de Apoio
Agora, revise seus contatos para determinar todas as pessoas que você conhece que se encaixam em cada categoria. Liste o máximo de nomes que puder. Não tem problema se alguém aparecer mais de uma vez. Quanto mais nomes, melhor. Se uma pessoa não puder fornecer o tipo de apoio que você precisa em um momento específico, você terá outros para contar.
Mantenha contato com eles. Descubra os talentos, conhecimentos e contatos que esses amigos e apoiadores têm a oferecer. Você pode descobrir que uma simples ligação para dizer “olá” pode se transformar em uma oportunidade para você ajudá-los também.
Eu acho que qualquer pessoa que esteja construindo seu negócio deve considerar essas oito categorias de membros de rede de apoio quando tiver alguns desafios, precisar de feedback ou ajuda de alguma forma. Lembre-se de que fontes de ajuda e incentivo estão mais próximas do que você pensa.