Como Conhecer as Pessoas CERTAS ao Fazer Networking
Isso pode ser uma notícia surpreendente:
Um evento de networking de negócios NÃO é projetado para reunir estranhos com o objetivo de se referenciarem uns aos outros.
Sim, você leu corretamente.
Pense nisso – Por que você iria referenciar alguém que você mal conhece?
Um evento típico de networking é projetado para que pessoas que não se conhecem se encontrem e conheçam. Para que um evento de networking seja totalmente produtivo para você, você deve conhecer as pessoas certas pelos motivos certos. Conhecer as pessoas certas terá um impacto positivo em seus negócios e proporcionará um alto retorno sobre seu investimento em networking.
Como Identificar as Pessoas Certas
Comece considerando dois tipos diferentes de empresários:
- Aqueles que atendem seu cliente, ou cliente de sua preferência.
- Aqueles que têm potencial para ajudá-lo a atingir suas metas de negócios.
Quem Também Trabalha Com Seus Clientes?
Aí você pode pensar: “Essas pessoas não são meus concorrentes?”
Não necessariamente. Considere que seus clientes preferenciais têm muitos fornecedores para todas as suas necessidades de negócios e pode ser do seu interesse se conectar e construir relacionamentos com esses outros fornecedores.
Você pode conversar com seus clientes e fazer perguntas como estas:
- “Quem mais resolve seus problemas do dia a dia?”
- “Quais empresas você procura quando precisa desse tipo de produto________?”
- “Em quem você confia quando se trata de ajudá-lo com esse tipo de serviço______?”
Então, quando você estiver fazendo networking, poderá se concentrar em conhecer pessoas nessas indústrias. Se você conhece um profissional que atende o cliente de sua preferência – e você gosta dele como pessoa – esse é o primeiro passo para construir um novo relacionamento. Quando você constrói um relacionamento de confiança e mutuamente benéfico com alguém que presta serviços para o seu mercado-alvo, seu potencial de referência aumentará drasticamente. Lembre-se de que em um verdadeiro relacionamento tri-win (ou seja, ganha-ganha-ganha), o potencial de referência dessa pessoa também aumentará e o cliente obterá o melhor serviço possível.
Quem Pode Ajudar com Suas Metas de Negócios?
Em primeiro lugar, se você ainda não definiu metas de negócios, pare por aqui – você precisa fazer disso sua principal prioridade esta semana!
Se você tem metas de negócios, não as esconda em uma gaveta da mesa ou deixe-as acumular poeira no quadro de avisos. Certifique-se de revisá-las todos os meses.
Agora, escolha um de seus objetivos e pergunte a si mesmo: “Quem preciso encontrar para me ajudar a atingir esse objetivo?” Pode ser difícil fazer isso sozinho no ambiente de negócios competitivo de hoje. Então, por que tentar fazer sozinho?
Digamos que uma de suas metas de negócios este ano seja escrever um artigo para uma editora local. Como você usaria a sua rede de contatos para alcançar esse objetivo?
Primeiro, você começa a ler regularmente as publicações. Descubra quem escreve os artigos, quem escreve para outros jornais da sua área, quem são os editores, etc. Em seguida, informe a toda a sua própria rede de contatos, porque há uma boa chance de ela incluir alguém que possa colocá-lo em contato com a pessoa certa. Você pode informar que deseja conhecer escritores, editores e outras pessoas que trabalham para publicações locais para ajudá-lo a obter informações e conhecimento sobre como eles realizaram algo que você deseja fazer. Certifique-se de dizer aos seus parceiros de negócios que você não pretende, de forma alguma, tentar vender algo para essas pessoas.
Você também pode procurar eventos de networking patrocinados por essas editoras. Você provavelmente encontrará membros da equipe fornecendo suporte, portanto, seu foco será encontrar e falar com as pessoas certas – profissionais ligados às editoras. Novamente, sua intenção é aprender a escrever um artigo para o jornal comercial local.
Seja qual for o seu objetivo de negócios, se você se relacionar com as pessoas que têm experiência e conexões para orientá-lo em direção ao seu objetivo, você estará no caminho certo para alcançá-lo.
Mais um pensamento: quando você pensar em pedir um favor a alguém em sua rede pessoal, pergunte-se se essa pessoa é simplesmente um contato ou se você tem uma conexão real estabelecida com ela. Evite ter expectativas irrealistas de sua rede, como suporte que seus contatos podem achar que você não merece. Você precisa ganhar a lealdade e o engajamento de suas fontes de referências.
Agora você sabe que existem dois objetivos para ajudá-lo a atingir sua meta de negócios:
(1) conhecer as pessoas certas e (2) desenvolver relacionamentos profundos com elas ao longo do tempo.
Redes de negócios bem-sucedidas realmente tratam de encontrar as pessoas certas pelo motivo certo e construir relacionamentos com elas ao longo do tempo.
Para ajudá-lo a determinar quem você deseja conhecer em seu próximo evento de networking, faça uma lista do seguinte:
– 5 profissões (além da sua) que atendem seu cliente alvo;
– 2 de suas metas de negócios atuais.
Em seguida, comece a participar de eventos de networking para se conectar com outros profissionais que estão em sua lista. Eu gostaria de saber sobre a SUA lista – quais são seus dois objetivos de negócios e quais são as 5 profissões que você deseja conhecer?